23/12/2020 14:30:30
Salvador ganha novo Portal da Transparência




A Prefeitura deu mais um passo no processo de consolidação da transparência das contas públicas. Com a finalidade de otimizar e ampliar o acesso à informação, foi lançada nesta quarta-feira (23) uma nova versão do portal Transparência Salvador, que pode ser acessada no endereço www.transparencia.salvador.ba.gov.br . O portal foi desenvolvido em conjunto pela Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal da Fazenda  (Sefaz).
 

O principal canal de transparência da capital baiana foi totalmente modernizado, com o objetivo de disponibilizar, além de informações estruturadas, completas e atualizadas, mecanismos de acessibilidade, interatividade e voltados à apresentação dos dados em formato aberto.
 

O portal passou a contar com o VLibras,que permite a tradução automática do Português para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com ferramentas de alto contraste (opção que altera o fundo das páginas para a cor preta e das letras para branco ou amarelo) e com mecanismos de diminuição e ampliação das fontes, estes últimos destinados a pessoas com médio ou grande déficit visual. 
 

Outra importante inovação consiste na disponibilização de ferramentas de interatividade. As páginas do portal possuem combos (filtros e agrupadores) que possibilitam ao cidadão personalizar as consultas de acordo com as suas necessidades de informação.
 

O conteúdo do site passa também a ser apresentado em um design moderno, funcional, amigável e completo, valendo-se de visões gráficas e tabelas que permitem a melhor compreensão e análise das informações. Além disso, os dados são disponibilizados em formato aberto, ou seja, podem ser acessados por qualquer pessoa livremente e permite downloads de relatórios. 
 

Preventivo - A titular da CGM, Maria Rita Garrido, disse que é “importante destacar que a transparência e o controle social possuem, principalmente, um caráter preventivo, na medida em que inibem a ocorrência de desvios e malversação de recursos, fortalecem a governança pública e contribuem para a eficiência dos órgãos e entidades”.
 

O titular da Sefaz, Paulo Souto, ressaltou que a transparência sempre foi tratada como prioridade pela administração municipal. “Ações de gestão fiscal e transparência sempre foram priorizadas na atual gestão, motivo pelo qual temos garantido boas posições nos rankings que mensuram o grau de atendimento à legislação que regula a matéria. Essa nova edição do Porta da Transparência demonstra apenas o desejo de sempre proporcionar a melhor informação a quem principalmente interessa, o cidadão”, ponderou o secretário.