14/11/2019 14:42:38
Serviços da Sefaz municipal já podem ser acessados via dispositivos móveis

Visando aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, a Secretaria Municipal da Fazenda modernizou o acesso ao seu portal por meio de celulares e tablets e os contribuintes já podem navegar, realizar pagamentos, emitir 2ª via de DAMs e emitir certidões. O portal está todo responsivo e os cidadãos também podem consultar o andamento de processos administrativos, rede de arrecadação além de acessar outros serviços relacionados já existentes, como o Portal da Nota Salvador e Transparência.

A ação faz parte de uma série de medidas implementadas pela Sefaz, tais como treinamentos, melhorias de sistemas, normas e procedimentos, que visam facilitar a vida da população e incrementar a arrecadação.

Hoje, o mobile é uma realidade tão grande quanto o próprio desktop. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) de 2018, 70% dos brasileiros já têm acesso à internet via dispositivos móveis, enquanto os computadores contam com uma porcentagem de 38% de usuários no país. A cada ano que passa, cresce o número de domicílios conectados por mobile e cai o de desktops. Neste cenário, contar com um site responsivo já é praticamente uma obrigação dos órgãos públicos. Pesquisas apontam que, se usuário acessa uma página via mobile e não for otimizada, existe 61% de chances de que eles simplesmente deixem a página de lado por conta da experiência negativa.

Segundo pesquisas internas, cerca de 60% dos acessos a página da Sefaz são para consultas referentes ao IPTU, destes, mais de 40% vão para página de emissão de 2ª via do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). O serviço de emissão de DAM agora está disponível via internet e tablet.